quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Massagem Tantrica - Paula Fernanda 


Respiração como um caminho para a liberação sexual


Você já observou um bebê respirando? Ele respira com o corpo inteiro, e não apenas com os pulmões. Você pode ver toda sua barriga inflando e contraindo junto com o tórax, como se ele estivesse fazendo um grande exercício físico… e está! A nossa respiração é uma ferramenta de oxigenação e nutrição do nosso corpo. Quando respiramos corretamente, como os bebês, por exemplo, o estímulo do ar ao diafragma faz com que esse músculo pressione toda a musculatura do abdômen contra a pelve. Pela respiração completa, todos os órgãos que ficam ao longo da coluna vertebral estão sendo massageados, oxigenados e estimulados incluindo nossos genitais. 

E por que isso é tão importante? 
Quando nossos genitais são massageados pela pressão da musculatura pélvica, eles também são oxigenados pelo sangue que acompanha o estímulo que recebeu através pressão. A irrigação sanguínea leva a atenção do corpo àquela região, juntamente dos nutrientes necessários para a garantia de seu bom funcionamento. Nossos genitais e todo o assoalho pélvico que os envolve são umas das regiões mais ricas em terminações nervosas do nosso corpo. Ou seja, se nutrimos e estimulamos devidamente essa região, além da regulação da libido, todo o nosso sistema nervoso é automaticamente ativado, desde a base da coluna até o cérebro, influenciando positivamente o funcionamento cerebral, em suas funções cognitivas diversas. Quer dizer então que simplesmente respirando de maneira correta nós podemos potencializar as funções cognitivas e emocionais do nosso cérebro? Sim! Exatamente por isso a Natureza planejou a respiração completa como mecanismo de autorregulação e desenvolvimento orgânicos. 

Contudo, ao longo de nosso crescimento, por conta da ansiedade, da desatenção ao corpo e também das repressões emocionais e sexuais, fomos perdendo a inteireza da respiração e condicionando nossa respiração a uma forma limitada e limitadora. Basta você prestar atenção à sua respiração em situações diversas. Quando sente medo, como ela fica? Quando está ansioso…? Quando se sente triste ou nervoso...? Provavelmente sua respiração fica curta e ofegante. Já quando você respira profunda e lentamente, certamente se sente mais relaxado, pleno e contente. 

Deixar toda sua musculatura pélvica e os genitais serem estimulados com a respiração pode ser uma simples terapia diária capaz de fazer seus dias muito mais agradáveis e seu corpo muito mais potente a longo prazo. 

Uma boa técnica para praticar pode ser a seguinte:

Sente-se em uma posição confortável - observe que esteja sentado sobre os ossos ísquios (duas bolinhas que ficam bem na base das nádegas) e não sobre seu osso sacro para não obstruir terminações nervosas;
mantenha a coluna ereta;
mantenha o pescoço ereto criando espaço entre peito e queixo;
relaxe a musculatura dos ombros, da face, dos membros e especialmente da pelve;
inspire profundamente pelo nariz como se houvesse um canal que levasse o ar diretamente de sua laringe até seu baixo ventre, próximo ao púbis (observe que o ar preenche e infla primeiramente a parte inferior do ventre logo então subindo e inflando todo o tórax);
exale lentamente, fazendo o caminho inverso da inalação, ou seja, deixando que o ar seja liberado primeiramente do tórax e por último do baixo ventre.

Repita essa respiração por no mínimo 7 vezes, aperfeiçoando as qualidades de lentidão e completude a cada vez que respirar. Busque preencher todos os espaços internos na inspiração e esvaziá-los completamente na exalação. Você também pode experimentar fazer essa respiração com a boca. 

Observe os efeitos que esse simples exercício pode criar em seu corpo e mente. 

Use a respiração consciente no seu dia a dia. Você pode praticar quando acordar para ativar todo seu organismo ou para uma boa noite de sono. Pode praticar quando sentir um desequilíbrio emocional; antes de estudar, durante uma atividade física, enquanto caminha pela rua ou mesmo quando estiver em uma prática sexual com alguém ou consigo mesmo/a. As possibilidades são infinitas e os efeitos surpreendentes. Explore-as!

(Caso queira ir além e se aprofundar na prática da respiração consciente, eu tenho um curso chamado Respiração Orgástica que está maravilhoso. Acesse esse link e saiba mais: http://respiracaoorgastica.com.br/  )

0 comentários:

Postar um comentário